terça-feira, 20 de setembro de 2016

Jojo's Bizarre Adventure Over Heaven: A história de Dio,narrada por Nisio Isin.

Ilustração do Dio feita pelo próprio Araki para a novel. 

"Dio, não importa o que aconteça, aja nobremente e viva com orgulho. Só assim você conseguirá chegar ao céu"

E é com isso que começa o auto-intitulado "Romance da série Jojo's Bizarre Adventure" JJBA: Over Heaven, escrito por Nisio Isin(ou NisioIsin para os íntimos), lançado como parte da comemoração de 25 anos da série Jojo, chamada "VSJOJO".

Dá pra ver esse livro como um sonho do Nisio realizado, Nisio é muito fã de Jojo e sempre deixou isso bem claro, suas duas obras mais conhecidas, Monogatari Series e Zaregoto Series, são cheias de referência a série e algumas são tão óbvias que você lê e não consegue deixar de pensar algo como "caramba Nisio,já deu", o protagonista de Monogatari, Koyomi Araragi(que é um vampiro pra começa de conversa), por exemplo, durante um dos primeiros livros da série, usou um rolo compressor pra ameaçar um de seus inimigos, é, esse é o nível de fanboy que o Nisio é.

Assim como no livro Dio quer realizar a empreitada máxima que é chegar ao paraíso, Nisio também teve uma empreitada máxima nesse livro: responder algumas perguntas que assombram os fãs de jojo a quase 10 anos, desde que a parte 6 da série acabou, entre elas, quais eram os significados reais dos "ingredientes para chegar ao céu"? Porque Dio, que era um tipo de "lorde das trevas" orgulhoso que não parecia se importar com mais nada tinha um objetivo como chegar ao paraíso? E bem, ele consegue responder super bem essas perguntas.

Nisio é, na minha opinião, um mestre dos monólogos dentro das Light Novels, e eu só confirmei isso enquanto lia esse livro, o livro todo é um monólogo de Dio, em forma de diário, onde, para deixar suas memórias e a "receita para o céu" para seu futuro amigo de confiança, ele descreve toda a sua vida, desde a infância, até suas duas mortes, e também descreve toda sua relação com Enrico Pucci e seus capangas durante a saga Stardust Crusaders.

As partes iniciais do livro onde Dio narra sua infância já mostra algo que nós não sabíamos, o estopim desse desejo de chegar ao céu de Dio foi nada menos que sua mãe, onde no inferno onde ele morava, uma favela cheia de pobreza, ela gastava o que tinha e o que não tinha para tentar ajudar a todos, e para ajudar seu marido, o bandido bêbado Dario Brando,aguentava surras diárias, sem nunca deixar sua família.

Mas apesar disso, Dio preferia seu pai a sua mãe, para ele, forte mesmo era seu pai, que destruía os fracos e tomava tudo para ele, ele sim tinha força naquele inferno, e não sua mãe, que ele chama de tola. Ele classifica seu pai como "tomador" e sua mãe como "doadora". Junto dessas duas classificações, logo surgiu outra, que ele usa para descrever Jonathan Joestar, um "herdeiro", alguém que não precisa nem doar nem tomar, porque seu futuro já está praticamente decidido, ele só irá herdar sua vida futura.

Falando no Jonathan, Dio também narra com detalhes os eventos da parte 1, de sua visão, ele nos re-apresenta toda a clássica história de Jonathan Joestar tentando derrotar Dio Brando, seu irmão adotivo que havia se tornado um monstro. Dio nos informa o que ele acha que foram seus erros, o que ele acha que poderia ter acontecido de diferente, o que ele sentiu durante as duas vezes que foi morto por seu arqui-inimigo e acima de tudo, seu ódio pela família joestar, que apesar de muito bondosa, acaba sendo exatamente tudo que Dio mais odeia nesse mundo: Pessoas gentis e "doadoras", que nunca passaram por dificuldades na vida, e que conseguem tratar até mesmo ele, o filho de um bandido, como um filho, segundo ele, "tolos como a minha mãe". 

O crescimento do desejo de chegar ao céu de Dio também só cresce conforme o livro avança, nós vemos ele aos poucos, desenvolvendo a "receita" usada para criar o stand Made In Heavens da parte 6, e também ele decidindo o que os conceitos de felicidade e paraíso são pra ele. Apesar de ter o desejo final de vislumbrar o paraíso, o que exatamente esse paraíso é e o que tem nele são coisas que nem ele sabia inicialmente,e sua relação até então desconhecida com seus capangas e com Pucci acabou por moldar essas ideias que até mesmo ele tinha dificuldade de imaginar. 

Outra parte interessante desse livro é que ele mostra muito bem as reações de Dio conforme o plot da parte 3 avança, ele vê seus servos sendo derrotados, a mulher que criou sua organização, Enya, enlouquecendo pela morte de seu filho, e como o modo com que ele trata o grupo dos joestar vai mudando conforme eles vão ganhando. O livro avança em paralelo com a parte 3, então lá pelo meio do livro, os Stardust Crusaders já chegaram ao cairo e estão a procura dele, quando Dio não está escrevendo suas memórias nem tentando desenvolver sua receita para o paraíso, o que ele narra é basicamente, a parte 3 da visão dele, vendo tudo de sua mansão no Cairo.

Eu vejo toda esse diário como uma "ponte" entre os Dios da parte 3,o vampiro das trevas orgulhoso, e da parte 6, o filosófico vilão que apesar de tudo, tem o objetivo altruísta e chegar ao paraíso.

O projeto "VSJOJO" existe para basicamente nos mostrar as visões de outros autores sobre a série JoJo, e em uma série onde o autor está sempre presente em databooks,textos e entrevistas e publicações do tipo tirando dúvidas dos fãs e deixando suas opiniões sobre sua própria história, é difícil considerar qualquer coisa que não é escrita pelo Araki canon, mas o jeito que o Nisio captura a essência de um vilão tão foda quanto o Dio, e escreve toda uma história até então desconhecida sobre a vida dele, acho que dessa vez, só dessa vez, dá pra perdoar e considerar canon.

....

Ou talvez eu seja só meio fanboy mesmo.

See ya Later.

(Agradecimentos especiais ao blog Jojo Bizarre Alliance, um blog BR de Jojo que traduziu a novel para o português, a edição que eles fizeram pra tradução, com uma fonte  em letra cursiva e páginas que lembram um diário, ajudou de mais a entrar no clima da história, realmente parece que você está lendo um diário, meus sinceros parabéns pra toda a equipe do blog)



Nenhum comentário:

Postar um comentário